2

Corpo Editorial

Rodrigo da Silva Santos (Coordenador)

Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (Regional Goiás, UFG) e Líder do Grupo de Pesquisa em Patologia Molecular (LPM-Diretório CNPq, Regional Goiânia, UFG). Biólogo e Doutor em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (USP), com Estágio de Doutorado Sanduíche (PDSE-CAPES-PROEX) em Genética Molecular e Biotecnologia Microbiana, realizado no Centro de Investigação, Tecnologia e Inovação (CITIUS) da Universidade de Sevilla (Espanha) e European Molecular Biology Laboratory (EMBL - Heidelberg - Alemanha). Também realizou Estágio de Doutorado - Especialização (Scientific Training) em Bioquímica e Biologia de Sistemas (Bioinformática) no Grupo de Bioquímica e Biologia Computacional do Departamento de Biofísica Teórica e Molecular da Humboldt-Universität zu Berlin (Alemanha) e no Institute for Molecular Genetics, International Max Planck Research School (Alemanha), e em Biologia Celular (Fisiopatologia Celular) pelo Centro Europeu de Pesquisas Biomédicas em Doenças Raras da Universidade Pablo de Olavide (Espanha). Pós-Doutorado em Bioquímica e Genética Humana e Médica (Farmacogenética) pelo Departamento de Ciências Fisiológicas e Farmacologia da Universidade Federal de Goiás (ICB-UFG). Experiência nas áreas de: Bioquímica, Biologia Molecular, Genética, Microbiologia, Ciências Fisiológicas, Bioinformática, Divulgação Científica e Popularização da Ciência. Atualmente realiza pesquisas nas áreas de Patologia Molecular, Genômica Estrutural, Funcional e Comparativa, Regulação da Expressão Gênica, Engenharia Genética e Biotecnologia, e Estudos Bioquímicos, Celulares e Moleculares aplicados às doenças humanas crônicas (doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, lúpus, doenças mentais, doenças infecciosas, etc).

Contato: rdssantos@gmail.com ou rdssantosgo@gmail.com

Angela Adamski da Silva Reis

Possui graduação em Ciências Biológicas (Biomedicina) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestrado em Ciências Biológicas (área de concentração: Genética) e Doutorado em Ciências Biológicas (área de concentração: Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Líder do Grupo de Pesquisa em Patologia Molecular (LPM-PATOMOL-ICB-Diretório CNPq). Professora Orientadora do Núcleo Permanente no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (ICB-UFG), Programa de Pós-Graduação em Assistência e Avaliação em Saúde (Faculdade de Farmácia-UFG) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Faculdade de Medicina-UFG). Linha de pesquisa: Aspectos clínicos e moleculares de doenças transmissíveis e não transmissíveis (doenças crônicas). Tem experiência em Genética Molecular, com ênfase na interface entre o binômio saúde - doença, e os aspectos genéticos e ambientais (análise de polimorfismos genéticos na susceptibilidade às doenças crônicas: câncer, diabetes, hipertensão, esquizofrenia, dentre outras).

Aline Helena da Silva Cruz

3

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2004), Mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2007), Doutorado em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2013). Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências Fisiológicas da UFG (2015), atuando na área de Genética Humana e Médica, Biologia Molecular e Bioquímica, no Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular do Instituto de Ciências Biológicas da UFG. Além de possuir especialização em Bioquímica e Bioinformática pelo Max Planck Institute- Humboldt-Universität zu Berlin, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense, e doutorado sanduíche no Departamento de Genética da Universidad de Sevilla. Tem experiência nas áreas de Educação Básica e Superior nas áreas de Biologia Geral, Microbiologia, Histologia, Embriologia, Genética, Bioquímica, Biologia Molecular, Fisiologia, Informática Médica e Parasitologia, tendo atuado como docente nos cursos de Medicina, Engenharia de Alimentos e Odontologia na Universidade Federal de Goiás, docente nos cursos de Farmácia e Enfermagem na FACERES /CESUR (Faculdade de Ceres-GO, Brasil) e da disciplina de Imunogenética e Genética dos Transplantes na especialização em Genética Médica e Biologia Molecular pelo INCURSOS, docente e tutora (método PBL) no curso de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN, docente no IFGoiano – Campus: Hidrolândia-GO. Atualmente é docente na Faculdade Araguaia - FARA, e SEDUCE-GO.

Bruna Cardoso Cruz

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Rio Verde (Goiás) – UNIRV (2007), Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2018), Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO (2011), Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior, pela Universidade Paulista - UNIP (2011) e em Docência para a Educação Profissional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC (2013). Atualmente é Professora de Didática e Estágio Supervisionado na Universidade Federal de Goiás, Regional Goiás - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH) . Desenvolve pesquisas na área de Educação e investiga principalmente os seguintes temas: formação de professores, didática e ensino e aprendizagem na educação básica e educação superior, com foco em saberes docentes, planejamento, currículo e avaliação.

Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2008), Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2011), cuja dissertação possui o título: Portal do Professor: a organização das aulas de Biologia no Espaço da Aula. Durante o período do mestrado foi bolsista REUNI, atuando na orientação do grupo PIBID/BIOLOGIA - UFG. No período de 2011 a 2013 atuou na Universidade Estadual de Goiás, no curso de Ciências Biológicas, ministrando as disciplinas de Educação Ambiental, Legislação Ambiental e Orientação de Prática do Ensino Médio II. E ainda, atuou na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, na área de Ciências Naturais, no período de 2012 e 2013, com as disciplinas de Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para o curso de Pedagogia, e a disciplina de Biologia e Educação, no curso de licenciatura em Educação Física. Atualmente é professora efetiva na Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás, no curso de Educação do Campo: Ciências da Natureza e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da mesma universidade.