4

Apresentação

Os livros da série Ciências da Natureza e Formação Docente são frutos de pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos, professores e colaboradores do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ciências da Natureza), da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiás, o qual tem por finalidade oferecer aos professores em processo de formação e aos que já atuam como profissionais na Educação Básica, em destaque aos que trabalham com alunos do campo, subsídios que levem em conta a prática pedagógica dos professores com aulas experimentais, bem como alternativas e sugestões de metodologias e recursos didáticos voltados para o ensino de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).

A proposta destes livros representa o compromisso a uma efetiva interferência na realidade educacional por meio do processo de ensino e de aprendizagem, essência básica do trabalho docente. Seu propósito, é fornecer aos docentes e acadêmicos dos cursos de licenciaturas de diversas modalidades, e aos docentes em exercício, em especial aos que atuam com sujeitos do campo, um livro de referência para a prática pedagógica, preparação científica e técnica. Os livros contém aportes formativos relacionados ao campo didático, e parte de uma concepção intencional de prática pedagógica, procurando atender o contexto da sociedade brasileira contemporânea, em destaque aos docentes e instituições de ensino que não possuem recursos pedagógicos necessários e/ou suficientes para trabalhar os conteúdos de Ciências da Natureza, na Educação Básica.

Acredita-se que o ensino é atividade central do professor, ao mesmo tempo uma prática social complexa, acarretada de conflitos de valores. Ser professor requer conhecimento de diversos saberes, dentre eles, saberes: científicos, pedagógicos, educacionais, experiênciais, reflexão teórica, criatividade, sensibilidade, etc. Nesta perspectiva, ao refletir as situações da prática social de ensinar, o professor necessita englobar ao conhecimento diversos saberes a fim de se apropriar de ferramentas para a compreensão e proposição do real.

A série Ciências da Natureza e Formação Docente remete a concepção que valoriza a criatividade dos professores. Desse modo, procura sugerir temas que perpassam o cotidiano nas escolas e nos conteúdos de Ciências, bem como na autonomia, e profissionalidade dos professores, através de ação coletiva e interdisciplinar, procurando articular aos contextos institucionais, políticos, econômicos, históricos e culturais em que a comunidade escolar se encontra.

Em síntese, a elaboração dos livros perpassa pelas seguintes dimensões: tomar a pesquisa como peça fundamental da/na/para formação profissional docente; valorizar a prática social real da educação como objeto de reflexão e formação durante o processo de ensino e aprendizagem; reconhecer a docência como atividade intelectual, intencional, crítica e reflexiva.

A elaboração deste livro não seria possível sem a contribuição de colegas, professores e alunos, com os quais foram discutidas várias questões sobre didática e metodologias de ensino voltadas ao ensino Ciências da Natureza na/para Educação Básica, por meio de aulas, conversas, debates, reuniões... Assim, deixamos aqui registrados, nossos sinceros agradecimentos para todos os autores.

Profa. Bruna Cardoso Cruz e organizadores