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PARTE I Processos educativos e produção do conhecimento nas ciências da natureza

A formação docente e a prática critico reflexiva

Bruna Cardoso Cruz

Desde Comenius (século XVII), estudam-se os fundamentos e a pragmática do campo do conhecimento pedagógico. Há séculos a didática vem sendo assunto de reflexões por parte de professores e estudiosos da área da educação. Esses estudos continuam em pauta com questões inerentes à área, dentre as quais destacamos, métodos e técnicas de ensino, conexões das tecnologias da informação e comunicação ao trabalho docente, reflexão e práxis docente. Entendemos, que os elementos mencionados são partes do estudo de didática, logo metodologias de ensino.

Segundo Libâneo (1994), a didática é prática de ensino, bem como são práticas de ensino todas as matérias profissionalizantes e as metodologias específicas. Em suma, há uma concepção recíproca entre didática e as metodologias específicas.

Acredita-se que toda atividade docente possui essência pedagógica. Todo trabalho docente está respaldado na intencionalidade, visto que a formação dos alunos enquanto sujeitos pensantes e ativos para atuar na sociedade, está acarretada de conteúdos e habilidades de pensamento e ação, valores e compromissos éticos (LIBÂNEO, 1994). Assim, é necessário que o docente se aproprie de conhecimentos didático pedagógicos; elabore objetivos claros em relação aos conteúdos da matéria que irá trabalhar; faça a transfiguração do saber científico em conteúdos formativos; utilize métodos e técnicas de ensino coerentes com a comunidade escolar que está inserido.

Nesta perspectiva, a estimativa é que o professor necessite de uma instrumentalização ao mesmo tempo teórica e prática para que realize de modo satisfatório o trabalho docente, em circunstâncias que o possibilite criar sua própria didática, isto é, sua própria prática de ensino de acordo com o contexto social em que está inserido. É na esfera do processo formativo que se afirma de modo mais minucioso a relação ente a teoria e a prática (PIMENTA, 2003). Em sua natureza, a educação é uma prática, porém uma prática intencionalizada pela teoria.

A série Ciências da Natureza e Formação Docente apresenta um abordagem teórico-metodológico pautada em uma relação entre os conteúdos científicos e os conhecimentos didático-pedagógicos e o desenvolvimento do trabalho docente com articulação entre teoria e prática, buscando contemplar uma aprendizagem significativa e sólida através da pesquisa, uma vez que os currículos devem conceber a pesquisa como princípio cognitivo.

Desse modo, cabe o professor procurar conhecer a realidade escolar em que atuará, desenvolver um comportamento investigativo para com seus alunos e também em suas atividades profissionais, de modo que se configure a pesquisa como princípio formativo no processo de ensino e aprendizagem (PIMENTA, 2003).

Logo, as discussões sobre metodologias e recursos de ensino apresentados na série Ciências da Natureza e Formação Docente, evidenciam uma categoria que não se finda ao trabalho pedagógico em sala de aula, mas que se estende em atividades de pesquisa, estudo, planejamento e até mesmo em atividades de avaliação, reflexão e aperfeiçoamento do trabalho docente.

Enfim, convidamos o leitor a fazer uma reflexão sobre a prática docente relacionada à dimensões: científicas, tecnológicas, críticas, político-sociais, e éticas, voltadas para algum âmbito que nos faça enxergar práticas coerentes com a realidade educacional, por meio de aprendizagem significativa e novas alternativas para com a profissão docente atual.

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Referências

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

PIMENTA, Selma Garrido (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.