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Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal e a Preservação do Patrimônio Histórico Cultural

A partir da análise da legislação municipal sobre o patrimônio histórico e cultural, este trabalho enfatiza a necessidade do engajamento e da participação de toda a comunidade nas discussões sobre o tema, de modo a propor sua inclusão no Plano Diretor do Ordenamento Territorial do Distrito Federal. Os estudos sugerem uma intervenção quanto ao ordenamento jurídico, ante as transformações sociais, as necessidades de preservação e de garantia dos direitos dos cidadãos previstos na Constituição Federal, a qual assegura a possibilidade de submeter à apreciação do Poder Judiciário toda e qualquer lesão ou ameaça ao patrimônio histórico cultural, em especial, aos pertencentes aos municípios. Embora os mecanismos de proteção insculpidos nos artigos 215, 216 e 225 da Constituição representem um avanço, há ainda uma necessidade de alternativas que ampliem essa proteção nos municípios, visando preservar a história e a memória de um povo e garantir uma proteção mais efetiva.

Palavras-chave: Preservação; Patrimônio Histórico-Cultural; Plano Diretor; Distrito Federal.

Aluno: Alexandre Donizete Nogueira do Nascimento

Polo: Águas Lindas de Goiás

A Identificação e Reconhecimento das Relações de Hibridismo Cultural nas Práticas Religiosas do Quilombo Urbano João Borges Vieira em Uruaçu (GO)

A partir do conceito de hibridismo de Peter Burke, em interface com outros autores, o trabalho analisa as relações de hibridismo cultural na comunidade do quilombo urbano João Borges Vieira, em Uruaçu (GO), tendo como principal referência a manifestação religiosa "Reza a Santana", na festa a Nossa Senhora de Santana, padroeira de Uruaçu, realizada há 49 anos. A partir do diálogo com pessoas da comunidade quilombola, em especial as responsáveis pela realização da festa, senhoras Rosa, Domingas Quilombola e Benedita (organizadora) e da presença na referida reza, no próprio quilombo, dia 26 de julho de 2015, a autora busca identificar as características e as presenças culturais das matrizes africanas introduzidas nas práticas do grupo, com ênfase nesta manifestação de origem católica.

Palavras-chave: Hibridismo Cultural; Tradição; Religiosidade; Quilombo.

Aluna: Ana Carolina Rosa Batista

Polo: Uruaçu

Memória e esquecimento em Buenolândia: primeiro arraial de Goiás

Este trabalho dedica-se a refletir sobre o patrimônio cultural e material do distrito de Buenolândia, primeiro arraial da região de Goiás, fundado pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, que precede a fundação da atual Cidade de Goiás, antiga capital do Estado. Todo o potencial de Buenolândia está sendo esquecido, visto que o patrimônio material está se perdendo e, com ele, a memória dos moradores. A fim de compreender sua importância histórica e buscando contribuir para a valorização e a preservação do patrimônio, foram desenvolvidas atividades de campo com os alunos da Escola Municipal Terezinha de Jesus Rocha, baseadas no levantamento das fontes orais, as quais contribuem para preencher as lacunas deixadas pelos documentos escritos.

Palavras-chave: Patrimônio; Memória; Esquecimento; Buenolândia

Aluno: Aparecida Valéria Ortiz de Camargo

Polo: Águas Lindas/ Cidade de Goiás

Educação patrimonial e o resgate dos bens culturais familiares: intervenção com crianças e adolescentes

Este trabalho vem apresentar a importância da educação patrimonial voltada para comunidades carentes e com acesso restrito a esse tipo de ensino. É primordial a construção de novos espaços de discussão sobre a materialidade da cultura em uma prática transdisciplinar, flertando com a história oral e a história cultural. Neste sentido, foram desenvolvidas ações de educação patrimonial para crianças e adolescentes, de 10 a 16 anos, da associação Vida Cristã, no bairro Alto Paraíso, em Aparecida de Goiânia. Sedimentada nas bases e conceitos de patrimônio cultural e familiar, a intervenção teve o intuito de incentivar e conscientizar este público e seus familiares a conhecerem e usufruírem seus direitos patrimoniais como cidadãos. A partir da realização de ações como oficinas, diálogos, atividades lúdicas e relatos, os jovens participantes puderam conhecer de forma conceitual e prática o patrimônio cultural e familiar.

Palavras-chave: Educação Patrimonial. Patrimônio Cultural. Meninas do Alto Paraíso.

Aluno: Chubasco Amiche Sussuarana Loriato e Evangicléia Sousa da Silva

Polo: Uruaçu/ Goiânia

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Museu virtual Casa de Cora - nas aulas de educação artística

Este trabalho tem como ponto relevante a apresentação da vida da poetisa Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, mais conhecida por Cora Coralina, para alunos da disciplina Educação Artística do município de Turvânia (GO). Público composto por pessoas de todas as idades que nunca foram a um museu ou já haviam ido, mas demonstraram o interesse pelo contato com esse patrimônio imaterial de forma virtual. A atividade ocorreu por intermédio do site Conhecendo Museus, que permite a navegação em vários museus do Brasil. O Museu Cora Coralina existe desde 1989 e apresenta os poemas, frases, saberes, poesias e diversos tipos de materiais da poetisa, como peças de roupas, fotos, utensílios domésticos, livros, móveis e cartas, expostos no interior da casa; além do jardim nos fundos e da bica de água potável. Essas informações estão disponíveis ao visitante virtual e podem ser vistas em um click, facilitando o acesso a todos. O museu virtual quebra fronteiras, cria diálogos interativos com o visitante, uma visão nova com o espaço interativo e sobre o tradicional museu contemporâneo. Tudo isso com o auxilio das novas mídias. Além de aproximar os participantes das questões patrimoniais, a intervenção propiciou um reforço na inclusão digital de vários deles. Com esse trabalho, ficou perceptível que, ao apresentar o museu de forma virtual, houve um encantamento por parte de idosos e crianças, que olharam tudo de forma fixa e atenta.

Palavras-chave: Casa, Cora Coralina, Museu, Poetisa, Site, Virtual.

Aluno: Débora Carolinna Pereira Costa

Polo: Goianésia/Goiânia

O acesso a patrimônios histórico e cultural pelos alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola EDUSESC

Neste trabalho será apresentado um projeto de educação patrimonial em que foi proposta a visitação de alunos do 4º ano da escola EDUSESC aos principais pontos turísticos de Brasília, com o intuito de aguçar a curiosidade das crianças em relação a lugares que remetem à história da cidade em que elas vivem. A ideia partiu do pressuposto de que quando a educação patrimonial é introduzida na fase inicial, as crianças criam vínculo com a história do patrimônio de sua cidade tornando-a sua própria e, no futuro, terá interesse e até mesmo ajudará na proteção, desenvolvimento e preservação de tal patrimônio, conforme enfatizam vários autores, entre eles, Ivanilda Junqueira no material didático desta especialização. Este relatório aborda as leis sobre patrimônio, discute as atividades desenvolvidas com os alunos e explicita alguns aspectos referentes ao patrimônio material e imaterial para esclarecimento do leitor quanto ao tema.

Palavras-chave: Educação Patrimonial, Visitação, Pontos Turísticos.

Aluno: Fabiana Moreira Caires Fernandes

Polo: Águas Lindas de Goiás

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Oficina de leitura iconográfica de memórias da escravidão no Museu da Abolição

Este relatório trata da oficina de Leitura de Imagem, que aconteceu nos meses de maio e junho de 2015, com a turma do 1º ano do ensino médio (1oB) da Escola Estadual de Referência Joaquim Távora em parceria com o Museu do Abolição (MAB), ambos situados no bairro da Madalena, em Recife (PE). A oficina propôs servir de instrumento indicador, ainda que de forma precária e aleatória, acerca da realidade da situação da Educação Patrimonial nas escolas públicas no Estado de Pernambuco, que não parece diferir de vários Estados do Brasil. Essa intervenção foi estruturada em três partes: a primeira, composta por leitura e discussão de textos base da educação e da educação patrimonial. No segundo momento, o contato com as instituições envolvidas, Escola Joaquim Távora e Museu da Abolição. O último momento é a própria execução da oficina, que se dividiu em duas partes: 1ª) exposição e explicação das imagens em power point pelos monitores do Museu da Abolição; 2a) apresentações dos resultados desta intervenção pelos alunos da turma. A despeito dos esforços para a realização da atividade e da boa acolhida por parte da escola e da professora responsável pela turma, houve muita dificuldade para motivar o envolvimento dos alunos, com algumas poucas exceções. Diante das observações feitas e dos resultados apresentados, constatou-se a fragilidade da educação no Estado e a crise ética e teórico-metodológica da educação, que ocorre, sobretudo, nas escolas públicas. Confirmou-se, acima de tudo, a crise de valores da sociedade atual acerca da educação e da escola como instituição mestra na formação do ser social para a vida sociocultural e produtiva do homem. Este relatório nos aponta questionamentos epistemológicos, metodológicos e ideológicos e peculiaridades que ocorrem na educação, em específico no âmbito desta intervenção, mas aplicável a todo o Brasil, como um reflexo da sociedade moderna ou pós-moderna colonial.

Palavras-chave: Educação, Educação Patrimonial, Museu, Ética e Valores Socioeducacionais.

Aluno: Fábio Cruz da Cunha

Polo: Uruaçu/ Goiânia

Intervenções artísticas nos prédios públicos de art déco na cidade de Goiânia

Este relatório tem como principal objetivo apresentar as ações desenvolvidas no projeto "Intervenções Artísticas nos Prédios Públicos de Art Déco na Cidade de Goiânia". Iniciei o projeto na Escola Municipal Izabel Esperidião Jorge, onde sou professora de Artes Visuais desde 2009. Foram convidados a participar e conhecer melhor a arquitetura de Goiânia os alunos da turma da 5ª série do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), do período noturno, com faixa etária entre 16 a 55 anos; alunos-trabalhadores, inclusive da construção civil, e moradores da periferia da região sul da cidade. Os alunos fotografaram os prédios públicos de Goiânia, depois realizaram estudos sobre a arquitetura Art Déco, e pesquisas bibliográficas e imagéticas sobre o estilo francês. Com os resultados das atividades, o objetivo é dar continuidade ao projeto, buscando apoio financeiro da Secretaria Municipal da Educação para a realização dos trabalhos artísticos nas fotografias feitas pelos alunos, custeando as despesas para as ampliações fotográficas e aquisição de materiais para possível exposição a ser realizada no Grande Hotel, espaço histórico e cultural, localizado na Avenida Goiás, no centro de Goiânia. Pretendo realizar oficinas artísticas com professores de arte do município de Goiânia nesse mesmo local, preferencialmente no mês de aniversário da cidade, em outubro. Desta forma, estaremos ressignificando e valorizando o patrimônio cultural de nossa cidade.

Palavras-chave: Patrimônio Material, Arquitetura Art Déco, Educação Patrimonial

Aluna: Flávia Corrêa Vieira Diniz

Polo: Alto Paraíso/Goiânia

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Espaços públicos urbanos como patrimônio imaterial: a galeria dos estados em Brasília (DF)

Este relatório técnico-científico resume intervenção voltada a entender de que forma seria possível qualificar como Patrimônio Cultural Imaterial espaços públicos urbanos como praças, parques, pontos de ônibus, passagens de pedestres, estações rodoviárias e metroviárias. O trabalho articula diálogo interdisciplinar, considerando aspectos da Geografia, da Administração Pública, do Direito, da Sociologia e da História. Teve por objeto de estudo a Galeria dos Estados, passagem subterrânea de pedestres com intensa utilização no centro de Brasília (DF). Os resultados respondem positivamente a questão de pesquisa; fornecem material para subsidiar roteiro para alcançar a qualificação; evidenciam possíveis obstáculos do processo, embora destaquem, também, possibilidades de valorização e de fortalecimento das coletividades envolvidas no processo.

Palavras-chave: Patrimônio Cultural Imaterial; Espaço Público; Qualificação.

Aluna: Gabriel Barbosa Queiroz Melo

Polo: Águas Lindas de Goiás

Plano municipal de cultura: um direito cultural

Este trabalho partiu do princípio de que o Plano Municipal de Cultura (PMC) Uruaçu 2015-2024 deve levar em conta as demandas e necessidades dos moradores do município – que conheceram a institucionalização cultural em 2013 – e, para isso, é preciso usar de metodologias a fim de diagnosticar situações, formular políticas e planejar ações. Partiu-se de um determinado conceito de cultura, buscando olhar o mundo do lugar de onde se fala, enfocando o processo de execução das cinco etapas restantes na construção do plano, contemplando os conceitos necessários para a materialização dos direitos culturais previstos na Constituição Brasileira e a construção de uma política cultural duradoura, de vocação do município para a articulação regional e de combate à pobreza multidimensional.

Palavras-chave: Plano Municipal de Cultura Uruaçu 2015–2024. Planejamento e Gestão Pública da Cultura em Uruaçu.

Aluna: Jouse Rodrigues Lopes

Polo: Uruaçu

Ofício dos artesãos vilaboenses

Este trabalho relata a intervenção patrimonial de salvaguarda da memória do Ofício dos Artesãos Vilaboenses por meio de produção audiovisual realizada durante os meses de junho e julho de 2015 na Cidade de Goiás. O projeto foi desenvolvido em parceria com a prefeitura municipal de Goiás, ponto de cultura Imagem da Memória e Museu das Bandeiras (Ibram) e teve como foco entrevistas com os artesãos e descendentes, gerando um documentário que foi exibido durante as comemorações da transferência simbólica da capital do Estado para a cidade de Goiás, ressaltando a importância dos saberes e fazeres dos artesãos vilaboenses.

Palavras-chave: Artesãos, Memória, Registro, Exposição.

Aluna: Lázaro Ribeiro de Lima

Polo: Cidade de Goiás

Festa do Divino Espírito Santo de Niquelândia: transformações temporais no patrimônio material e imaterial local

O relatório descreve as ações desenvolvidas no projeto de intervenção realizado durante a Festa do Divino Espírito Santo de Niquelândia, no primeiro semestre de 2015. Nele existe a eminência de busca de componentes norteadores das ações que foram desenvolvidas pelos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), retratando o patrimônio imaterial por meio da apresentação da peça teatral "O Milagre do Feijão". Com orientação da professora Leda Maria e com a presença do imperador da Festa do Divino Espírito Santo, os alunos do Colégio Cel. Joaquim Taveira fizeram o percurso da trilha da memória, objetivando entender e conhecer de maneira sintetizada o patrimônio material localizado no largo da Paróquia São José de Niquelândia. O projeto de intervenção objetivou o levantamento de informações importantes sobre como a população niquelandense tem valorizado e o que conhece sobre nossa cultura local, seja ela material ou imaterial. A partir da intervenção foi possível verificar a riqueza cultural do município e a necessidade de divulgá-la não só para o cidadão local, mas, sobretudo, para outras localidades, reforçando assim o turismo religioso nesta região.

Palavras-chave: Patrimônio Cultural Imaterial, Devoção, Fé, Festa do Divino Espírito Santo.

Aluna: Leda Maria Soares Santiago

Polo: Goianésia

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Arte e representações no terreiro de candomblé

Este relatório apresenta flashs de estudos em andamento sobre o candomblé e suas representações, cujo objetivo principal é reunir num catálogo o conjunto dos bens materiais (objetos decorativos e/ou ritualísticos) presentes nos templos brasileiros de matriz africana, de maneira que possamos contribuir para o conhecimento de sua riqueza e difusão desses bens culturais numa perspectiva artística. Nesse primeiro momento, com um olhar ainda leigo, busquei estudar algumas referências tanto sobre a religião do candomblé quanto sobre o campo das artes, com vistas a mapear, observar, documentar e compreender a função, a interpretação e as abordagens acerca dos artefatos litúrgicos e decorativos que compõem a cultura material do candomblé.  Posteriormente, pretende-se com esta iniciativa ampliar o seu escopo para produção de uma publicação mais elaborada de maneira que sua abordagem seja pautada nos estudos históricos e artísticos desses objetos. Estudar o universo das representações na religião não é uma tarefa fácil, sobretudo quando se opta por enveredar numa vertente de matriz africana, o candomblé, cujo enfoque abordado neste projeto (com efeito, o artístico), demonstra ser um campo carente de estudos e, por conseguinte, escasso de marco referencial. No campo simbólico, as produções iconográficas do candomblé carregam uma carga artística, funcional e religiosa que formam um complexo arcabouço religioso. No espaço místico, onde assenta a religião do candomblé, existe uma produção material que vai desde a formação e divisão do espaço arquitetônico até a confecção de diferentes artefatos de uso ritual e decorativo. Nessa perspectiva, acredito ser de fundamental importância, sobretudo por vivermos um momento tão ímpar da preservação do patrimônio cultural, voltar os olhares para estas referências e, sempre que possível, tentarmos desvendar mais algum mistério dessa tão singular cultura e, assim, poder contribuir para sua permanência e fruição.

Palavras-chave: Arte; Candomblé; Representação; Símbolos.

Aluna: Leonardo Neves Batista

Polo: Águas Lindas de Goiás

Identidade urbana e patrimônio: um olhar audiovisual sobre o setor Jardim Novo Mundo em Goiânia

O presente trabalho discorre sobre projeto de intervenção audiovisual desenvolvido no Setor Jardim Novo Mundo, em Goiânia. Motivado por inquietações levantadas ao longo da Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania, o material produzido pretende levantar reflexões sobre o conceito e as políticas de patrimônio em Goiânia, bem como a consequente invisibilidade das regiões periféricas da cidade nesse contexto. Pretende, ainda, explorar as potencialidades da imagem como suporte de reflexão e crítica sobre a elitização das noções de patrimônio e direitos culturais, dando visibilidade para regiões esquecidas e ocultadas pelas políticas patrimoniais e, sobretudo, para as pessoas que vivenciam esses lugares e produzem cultura neles e a partir deles. Por fim, pretende-se analisar a maneira através da qual a construção de personagens no vídeo e fotografias criadas serve como estudo sobre a produção de identidades urbanas, que por sua vez, servem de alicerce para a criação de um novo cidadão, mais envolvido com seu ambiente e consciente do seu papel central na criação da imagem da sua cidade.

Palavras-chave: Imagem, Patrimônio, Identidade Urbana.

Aluna: Lorena Maria Moraes e Paula Fernandes Repezza

Polo: Goianésia/ Goiânia

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A valorização e a propagação da cultura quilombola de Porto Leocárdio

Valorizar a cultura de um povo e contribuir para sua propagação é um ato extremamente importante para a afirmação de sua identidade, e foi nesse entendimento que o trabalho em pauta objetivou relatar a vida dos quilombos, o contexto em que surgiram as comunidades quilombolas, sua história de resistência e, ainda, as garantias e direitos que esse determinado grupo possui no ordenamento jurídico em voga. Esse trabalho demonstra detalhadamente as etapas de intervenção que foram desenvolvidas no município de São Luiz do Norte, referente à cultura do povo quilombola de Porto Leocárdio, que é um pequeno povoado pertencente a esta municipalidade. Além disso, apresenta o impacto que o projeto de intervenção teve no município, já que o trabalho consistiu em iniciar um processo de transformação na sociedade, mobilizando-a, através de diversas ações, à prática de respeito e de  valorização da cultura do outro e o combate  ao preconceito e a discriminação racial.

Palavras-chave: Cultura, Quilombola, Porto Leocárdio.

Aluna: Maria Aparecida de Oliveira Moreira

Polo: Uruaçu

Cultura indígena brasileira na escola regular: um relato de intervenção na rede pública de Crixás – GO

Este projeto de intervenção teve suas ações voltadas para a cultura indígena, por constatar a falta de informações a respeito dessa temática no meio educacional. As ações foram desenvolvidas na Escola Municipal Sebastião Rodrigues de Brito, em Crixás (GO), com alunos de 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental. Objetivou-se possibilitar, por meio da intervenção, o re(conhecimento) acerca da cultura indígena brasileira e os costumes advindos desse grupo. Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica seguida de palestras e atividades práticas, como desenhos, manuseio de objetos cerâmicos, sessão de cinema, feira cultural, entre outras.Todas as ações desenvolvidas após contato e aquiescência da direção da escola e seus professores, os quais acrescentaram a proposta em seus planos de aula de acordo com o currículo da instituição. Vários pontos positivos foram identificados com a aplicação do projeto, porém, alguns fatores necessitam ser revistos para que os resultados ocorram de maneira mais eficaz, um deles é o necessário comprometimento de todos da equipe, que muitas vezes não aconteceu da maneira esperada. A cultura faz parte do ensino-aprendizagem, portanto a educação escolar deve garantir ao homem o acesso à educação formal. Cabe às demais instituições e outros ambientes proporcionarem a educação não formal, salientando que também as escolas podem contribuir com essa educação, tendo como função principal o desenvolvimento do sujeito, exercendo assim um papel fundamental para a sua formação desde a infância, quando a personalidade do homem vai se constituindo.

Palavras-chave: Educação para a Diversidade, Cultura Indígena, Educação Não Formal.

Aluna: Marilene da Costa Ferreira

Polo: Uruaçu

Gestão patrimonial – questões teóricas e práticas: conservação e preservação do patrimônio histórico da sede da fazenda Itajá

Este trabalho resulta das reflexões acerca da preocupação em relação à conservação e preservação do Patrimônio Histórico, em específico a casa sede da Fazenda Itajá, localizada no município de Goianésia (GO). Visando fomentar a conscientização e a relevância da conservação desse Patrimônio Histórico, inicialmente foram realizados estudos de campo para conhecer a realidade do local e das 150 famílias assentadas na fazenda, com registro fotográfico. Também foram feitas entrevistas com autoridades da área da cultura do município, reuniões e visita à sede da fazenda e entorno com acompanhamento do secretário de Cultura e demais profissionais, que fizeram seus estudos e produziram relatórios dedutivos para análise e conhecimento do poder público. Na ocasião foram fotografados os detalhes e o conjunto arquitetônico da construção. Outra ação realizada foi uma palestra aos assentados, com distribuição de folders explicativos com informações sobre patrimônio cultural, preservação e conservação do patrimônio, que contou com convidados e autoridades. A discussão teve uma ativa participação de todos. Por meio dessas ações foi possível identificar certa curiosidade e o desejo de preservação e conservação do Patrimônio pela comunidade, bem como a sensibilização das autoridades locais ainda não envolvidas. Desta forma, espera-se uma maior preocupação para com uma política preservacionista; reconhecimento e comprometimento com a conservação e a preservação, a partir de ações planejadas coletivamente.

Palavras-chave: Patrimônio, Preservação e Conservação<.

Aluna: Mariza Gonçalves Vilela Ferreira

Polo: Goianésia

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O acesso à cultura como direito e cidadania - acessibilidade e direitos culturais: uma análise no Museu Nacional de Brasília

O presente relatório é referente a uma análise interventiva realizada no Museu Nacional da República, em Brasília, com o objetivo de verificar a relação da instituição com o público visitante do museu e suas possibilidades de acesso. O perfil da instituição mostra ter grande potencial de visitação durante todo o ano em virtude da sua localização, da arquitetura curvilínea de Oscar Niemayer e da qualidade dos trabalhos expostos. Porém, mesmo diante deste potencial, foi observado que a comunidade local não possui uma conexão com esta riqueza cultural. Para identificação de tais informações os métodos científicos utilizados foram: levantamento bibliográfico com o tema abordado, visitas ao local, entrevistas e análise do livro de visitantes da instituição. Por meio de tais estratégias foi possível verificar que o museu é pouco frequentado pela população local. A pesquisa bibliográfica nos possibilitou confirmar a importância das instituições museais no Brasil e no mundo como instrumento transformador da sociedade; a entrevista com a museóloga do museu e a análise dos livros de visitantes permitiram a identificação do público, sendo ele em sua maioria de outros Estados; ou seja, o museu é pouco frequentado pela população local. Com isso, buscamos aprofundar esta análise a fim de obter dados que esclarecem as deficiências nesta relação do museu com a sua comunidade. A consequência desta busca foi perceber que a verba destinada para a gestão do Museu Nacional é insuficiente para sua manutenção atual, ocasionando, também, a falta de investimentos na criação de ações culturais voltadas para a sociedade local, fatores estes que impedem uma maior frequência deste público ao museu. A falta destes mecanismos gera uma desvalorização do museu por parte da sociedade, que desconhece a relevância de uma relação profunda com a cultura e suas diversas formas de expressão.

Palavras-chave: Acessibilidade, Direitos Culturais.

Aluna: Neila Leite da Silva

Polo: Águas Lindas de Goiás

A representação da festa junina do Arraiá do Descoberto para os moradores do Setor Nossa Senhora da Piedade

Este trabalho buscou analisar, a partir da memória de alguns moradores locais, como se realiza a festa junina do Arraiá do Descoberto na região de Porangatu (GO), desde a década de 1980 até o festejo de 2014. O projeto de intervenção teve por objetivo mostrar como os moradores do setor Nossa Senhora da Piedade, de setores próximos, e os organizadores da festa estão inseridos no período da realização da festa junina do Arraial do Descoberto, trazendo para conhecimento das pessoas as mudanças que ocorreram durantes os anos, não só no espaço da festa, mas, também, na cidade de Porangatu. O ponto principal da intervenção foi discutir o assunto junto aos acadêmicos do 4º ano do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás – Campus Porangatu, exibindo o material coletado (entrevistas com moradores e organizadores, imagens, vídeos) e refletindo sobre como a festa junina, que veio marcando gerações, é vista pela população porangatuense, bem como as mudanças sociais, políticas, ambientais e econômicas, que ocorreram durante os anos no município e na festa, apontando o potencial da festa do Arraial do Descoberto e a sua conexão com o patrimônio cultural, além de abordar as mudanças ocorridas através da análise da iconografia. Percebemos na intervenção que, mesmo com os problemas que os moradores enfrentam no período do festejo, e com toda transformação que ocorreu da década de 1960 até 2014, os moradores próximos a festa ainda concordam que ela deve continuar para preservar a memória do bairro mais antigo da cidade de Porangatu e que ambas as festas juninas são importantes para a preservação da cultura porangatuense.

Palavras-chave: Arraiá do Descoberto, Festa Junina, Porangatu, Comunidade, Mudanças.

Aluna: Plínio Macário Ribeiro e Silva

Polo: Uruaçu

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Memórias Fragmentadas: a memória da comunicação do estado de Goiás através da Agência Brasil Central

Este trabalho tem com foco primordial a promoção de ações de intervenção e de iniciativas criativas e dinâmicas para o resgate da história da Comunicação do Estado de Goiás, através das pessoas e da própria instituição – Agência Brasil Central. Por intermédio de relatos espontâneos de memória da história vivida e vivenciada por cada um dos seus servidores, entrevistados individualmente, tanto ativos como inativos, colaboradores terceirizados e aposentados, essa trajetória é contada, revelando-nos assim, aspectos relevantes da história da comunicação em Goiás por meio de seu órgão de Comunicação Estadual. Como fruto da dinâmica dessa intervenção, foi realizada uma exposição temporária, com o auxílio de questionário e atividade lúdica, denominada "Memórias Vivas: imagens que falam por si". O intuito era levar ao público aspectos da história e da memória da comunicação do Estado de Goiás, representada através da própria instituição, retratando os aspectos significativos do seu universo trabalhista e institucional em conformidade com ponto de vista de cada participante provedor desta atividade.

Palavras-chave: Exposição, Cultura, Agência Brasil Central de Comunicação.

Aluna: Reginaldo Soares de Azevedo

Polo: Uruaçu/ Goiânia

Resgatando a cultura da música religiosa e de forró na tradicional festa de São Marcos na região Passa Três

Este trabalho teve como objetivo geral ampliar o universo cultural para melhor atuar junto à comunidade da Fazenda Passa Três, no município de Uruaçu (GO), valorizando a música de forró e religiosa da Festa de São Marcos, que retrata a cultura popular daquela região, uma vez que compõe as festividades católicas ali realizadas todo ano, no mês de maio, durante 9 dias (novena). Após o levantamento de dados bibliográficos, revistas, artigos, livros, entrevista e pesquisa in loco, a execução da intervenção se deu na Escola Municipal Ibraim Ferreira de Souza-Povoado de Urualina, município de Uruaçu, com alunos do 4º e 5º anos. A ação principal consistiu na elaboração, pelos estudantes, de paródias religiosas para as músicas de forró e de funk/rap, abordadas no contexto dos festejos de São Marcos. Com essa proposta, os alunos puderam se envolver num trabalho que pretendia mexer com suas emoções, sentimentos e memórias culturais, despertando neles a importância de se preservar a tradição cultural local.

Palavras-chave: Música, Religiosidade, Patrimônio, Educação Patrimonial.

Aluna: Roseny Ananias Nogueira

Polo: Uruaçu

Análise dos pontos com ou sem acessibilidade em Brasília

Este trabalho tem o intuito de mostrar para a sociedade em geral que as pessoas com deficiência (PCD) têm o direito de participar da vida cotidiana da sociedade e demonstrar como Brasília não foi projetada para receber essa categoria de pessoas. Por meio deste Projeto de Intervenção foram analisados e fotografados vários monumentos/pontos de Brasília, desde a chegada à Catedral Militar Rainha da Paz até o Congresso Nacional, identificando os pontos que têm e os que não têm acessibilidade, a fim de demonstrar a dificuldade de acesso e a necessidade de investimentos que venham possibilitar que as pessoas com deficiência vivam de forma independente e participem plenamente de todos os aspectos da vida, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, quanto ao meio físico, ao transporte, à informação e à  comunicação, conforme prevê a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências. A deficiência em si não está nas pessoas e sim nas cidades, que não possuem estrutura para receber esta demanda de pessoas, que a cada dia se torna maior em nossa sociedade.

Palavras-chave: Monumentos Culturais, Acessibilidade, Pessoas com Deficiência, Conscientização e Desrespeito.

Aluna: Sandra Rodrigues dos Santos Martins

Polo: Águas Lindas de Goiás

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História e cultura afro-brasileira e africana

Este trabalho constitui um breve apanhado da diversidade cultural humana, com ênfase para a cultura afro-brasileira e africana salientado nos textos literários e desenhos animados, cujo público-alvo é o infanto juvenil. Nos propusemos a analisar, como forma de conhecimentos para cunho teórico sobre o assunto, a obra de Jacob Gorender, que aborda em seu texto historiográfico o sistema escravocrata brasileiro, sua dinâmica social, contradições e a luta de classes no seu interior. A principal motivação do estudo desse tema foi a análise das literaturas africanas infantis "Menina Bonita do Laço de Fita", da autora Ana Maria Machado, e "Luana, a Menina que Viu o Brasil Neném", de Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino. Essa abordagem cultural obteve como público-alvo os estudantes da Escola Presbiteriana de Uruaçu (GO), representados pelo 5º ano do ensino fundamental I, na faixa etária de 10 a 12 anos, nos meses de junho e agosto de 2015. Após as várias ações desenvolvidas com os discentes, em forma roda de conversa, discussões sobre o tema, elaboração de textos, desenhos e imagens produzidos pelos alunos, entre outras, os educandos compreenderam ao longo do percurso educativo que a sociedade contemporânea reproduz o discurso ideológico da elite branca escravocrata, que exclui as camadas sociais minoritárias, dentre elas, os segmentos negros e as comunidades indígenas.

Palavras-chave: Racismo, Saci Pererê, Estereótipo.

Aluna: Shirley Moraes de Freitas

Polo: Uruaçu

Educação patrimonial como instrumento de preservação cultural

Este relatório retrata as etapas de desenvolvimento do projeto de intervenção Educação Patrimonial como instrumento de preservação cultural, e apresenta a aplicação da educação patrimonial no município de Rio Quente (GO) para além dos atrativos turísticos das águas termais, objetivando o reconhecimento e de seu patrimônio cultural para sua preservação e desenvolvimento local. As ações foram desenvolvidas junto aos alunos de ensino médio do Colégio Municipal Professor Lourenço Batista, do período noturno, a partir de apresentação do conteúdo textual e de imagens sobre o assunto, bem como com atividades de interação, a partir de material fotográfico.

Palavras-chave: Educação Patrimonial, Patrimônio Cultural e Preservação, Rio Quente.

Aluna: Susan Valtuille de Castro Guimarães

Polo: Goianésia/ Goiânia

Uma casa, nossa história: conhecendo Goiânia a partir do Museu Pedro Ludovico

Este trabalho trouxe a educação patrimonial para o campo do ensino formal, inserido dentro da disciplina História de Goiás para alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio da Policia Militar de Goiás – Ayrton Senna. A temática tem intenção de proporcionar aos educandos uma vivência com o Museu Casa de Pedro Ludovico Teixeira. Trata-se de um relatório técnico cientifico resultante de uma produção audiovisual, que foi um indicativo do resultado de intervenção realizada com estes alunos, com a intenção de iniciar uma relação entre os jovens e as questões patrimoniais, utilizando de diversos recursos como vídeos, matérias de jornais, mídias sociais e a própria visita no Museu Pedro Ludovico, o que despertou nos educandos um interesse por tais questões.

Palavras-chave: Museu, Educação Patrimonial, Ensino Médio.

Aluna: Vanessa Cláudio Fernandes

Polo: Goianésia/ Goiânia