Coleção Invenções

A Coleção Invenções é uma iniciativa do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas – Media Lab / UFG e tem como tema geral a invenção de novas práticas culturais a partir da cultura digital. Seus títulos reivindicam um lastro de mapeamento, análise e prospecção da cultura, em seus diversos segmentos, a partir de suas relações com os aparatos tecnológicos das mídias interativas, reunindo pensadores de todo o mundo. A perspectiva é identificar vetores da cultura da inovação e para a inovação da cultura, situando o leitor no contexto contemporâneo da cultura tecnológica.

Mais que um espaço para mapear seu tema, a Coleção Invenções abre espaço para ver, pensar e prospectar práticas culturais em mídias interativas.

Cleomar Rocha

Pontes, Janelas e PelesCultura, Poéticas e Perspectivas das Interfaces Computacionais

Vencedor do Edital Bolsa FUNARTE de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2013, o livro Pontes, Janelas e Peles - Cultura, Poéticas e Perspectivas das Interfaces Computacionais é fruto de 4 anos de pesquisas. Nele, o autor discute a gênese e o desenvolvimento das interfaces computacionais identificando seus vetores e devires, sobretudo no campo da poética das interfaces.

O autor apresenta uma taxionomia para as interfaces computacionais, além de discutir conceitos como imersão, cultura digital, poéticas tecnológicas e internet das coisas, a partir de contextos teóricos da tecnologia, design, comunicação e arte, áreas de interesse do livro. Por fim, a partir desta segunda edição, anuncia o surgimento de uma nova matriz de linguagem.

Vanderlei Cassiano

Tecnologia e SociedadeConfiguração, reconfiguração

O segundo livro da Coleção Invenções retoma o debate sobre os usos das tecnologias da comunicação e da informação, com a pretensão de atualizá-lo, levando-se em conta as novas e complexas variáveis que emergem das relações humanas e dos novos aparatos que entre elas se interpõem.

Esse vibrante processo de mise à jour é o que move o pesquisador, ao passo que estimula o debate acadêmico e instiga o leitor, o estudante. Estes irão encontrar na presente edição “Tecnologia e sociedade: configuração, reconfiguração”, o olhar crítico oferecido por nove autores, representantes da França, Brasil, Romênia e Colômbia.

Prof. Vanderlei Cassiano

Cleomar Rocha, Lucia Santaella

A Onipresença dos Jovens nas RedesSociotramas 2

Examinar a presença dos jovens na Internet é mais que um desafio, representa sondar corações e mentes conectadas, em um contexto inédito da humanidade. E o desafio não é fazer ver o já sabido, mas perscrutar o que isto representa, individual e socialmente. Este livro se debruça nesta tarefa, de olhar atentamente e estabelecer razões, motivações e desdobramentos da presença dos jovens nas redes tecnológicas sociais, desvelando as relações estabelecidas em um e outro, e reciprocamente.

Cleomar Rocha

Cleomar Rocha, Lucia Santaella

Ignições

Ignições, quarto título da coleção Invenções, é a junção de pensamentos e pensadores sobre o tema da inovação pela ignição, tido como elemento inicial de combustão, gerador de movimento. O livro traz dez ensaios reflexivos, envolvendo autores do Brasil, Colômbia e Portugal, que se debruçaram sobre o tema do IV SIIMI – Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas –, edição de 2016, e que refletem os desdobramentos das discussões tidas no evento. Neste sentido, o livro está articulado com os Anais do SIIMI 2016, não exatamente repetindo seu conteúdo, mas adensando o pensamento inquieto que marca nosso tempo. Ignição, nessa medida, consegue avançar no tempo, como a fagulha que se desdobra e incendeia um material combustível. Aqui, o evento foi a fagulha, e nosso pensamento, o material combustível, que se inflama nos textos desse título.

Cleomar Rocha

Cleomar Rocha, Magali Guedes de Magela Moura

Políticas Públicas Culturais e Cultura de Fronteiras

As relações entre sujeitos são mediadas pela cultura, em um movimento que prevê uma diversidade de fatores, dentre eles as fronteiras geopolíticas e relações político-culturais. Nas nações, grosso modo, mudamos a escala, mas mantemos a gênese relacional. Os eixos de Políticas Públicas Culturais e Cultura de Fronteiras do Seminário Cultura e Pensamento América Latina se debruçaram sobre o tema, buscando construir um pensamento de fronteira como pontos de encontro e de políticas públicas enquanto um campo de possibilidades e fomento a trocas, interações e colaborações.

Neste volume, que integra a Coleção Invenções, os autores contribuem com o pensar e o fazer a cultura, em um olhar atento para os dois eixos mencionados, em uma perspectiva internacional, centrada na identidade cultural latino-americana.

Cleomar Rocha, Magali Guedes de Magela Moura

Cultura Digital e Economia da Cultura

A cultura é a formação basilar de uma sociedade. Por ser assim, sua dinâmica é a mola mestra para evoluções e revoluções sociais. Processos de aculturação são a chave para alterar comportamentos e perspectivas sociais, em indeléveis marcações de seus respectivos tempos. Atualmente, a cultura digital reinventa a cultura enquanto modo de comportamento e valor, dimensionando nosso tempo com suas marcas e características, em grande amplitude. A invenção de uma cultura econômica digital e de uma economia da cultura não foge a esse contexto.

Neste volume, que integra a Coleção Invenções, autores de vários países discutem os dois eixos do Seminário Cultura e Pensamento América Latina, problematizando a Cultura Digital e a Economia da Cultura, em percursos que convidam para a reflexão e para a ação do leitor mais atento.

Cleomar Rocha

Ana Bandeira, Cleomar Rocha, Vanessa Santana

Acessibilidade: práticas culturais e tecnologia assistiva para a cidadania

Acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, cultura, informação e comunicação, inclusive sistemas e tecnologias, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Esse livro torna acessível informações sobre práticas culturais e tecnologia assistiva para a cidadania, por meio de textos que versam sobre tecnologias e tecnologias assistivas, entrevistas e um ensaio fotográfico. Instiga os leitores para se envolver e participar de ações e discussões que visam acessibilidade e cidadania para todas as pessoas, independente de suas eficiências ou deficiências. Todas as pessoas são bem-vindas nessa intrigante e desafiante temática.Esse livro torna acessível informações sobre práticas culturais e tecnologia assistiva para a cidadania, por meio de textos que versam sobre tecnologias e tecnologias assistivas, entrevistas e um ensaio fotográfico. Instiga os leitores para se envolver e participar de ações e discussões que visam acessibilidade e cidadania para todas as pessoas, independente de suas eficiências ou deficiências. Todas as pessoas são bem-vindas nessa intrigante e desafiante temática.

Vanessa H.S. Dalla Déa

Cleomar Rocha

Inquietações: sociedade, inteligência e tecnologia

Aquietar-se, diante do contemporâneo, parece não ser opção. Marcada pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, a cultura contemporânea tem a ciência como veículo e a tecnologia como motor, que acelera em progressão geométrica. As observações tidas no livro, críticas e poéticas, exploram aspectos de uma sociedade que se aglomera em cidades que querem ser inteligentes, do conhecimento que encontra sua validação nos pares conectados e da tecnologia que, como motor, dita a performance social de nosso tempo. Sociedade, inteligência e tecnologia são os temas nucleares sobre os quais o autor se debruça, ao redor dos quais textos curtos de tom ensaístico, orbitam, alinhados com a fragmentada, complexa e diversa inquietação que pulsa, acelerada, respondendo ao pulsar de nosso tempo.

Governo Federal • República Federativa do Brasil • Ministério da Educação • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior • Universidade Federal de Goiás